quinta-feira, 29 de julho de 2010

“We are the intellectual descendents of Arquimedes!”


"Somos físicos, somos descendentes intelectuais de Arquimedes. Me dê uma alavanca e eu posso mover o mundo!". Com esta frase de Leonard somos apresentados (na verdade, espero que não tenhamos sido 'de fato' apresentados) a Arquimedes.

Arquimedes foi um físico e matemático do século II A.C. Descobriu as primeiras noções de limites e desenvolveu um método para calcular o número pi (3,14159265...). Mas na nossa querida Física, Arquimedes trouxe grandes avanços. Fundou os príncipios básicos de uma nova área da Física: a hidrostática. A Hidrostática foi fundamental para as navegações, por exemplo. Arquimedes também criou o conceito de alavancas, daí vêm sua frase "Me dê uma alavanca e eu posso girar o mundo!" que Leonard cita.

Agora para pra pensar! E se Arquimedes não tivesse feito tais descobertas? Não teriamos barcos, não teriamos a navegação, não teriamos Cabral chegando ao Brasil... viveríamos nós em ocas hoje? E o Roberto Carlos? Onde faria seu show no cruzeiro sem cruzeiro? Bem, quando sua tia comprar o ingresso pra ver Roberto Carlos no cruzeiro, diga a ela não só sobre seu gosto musical, mas diga também: "Agradeça à Arquimedes!".

Eureka, bazinga! o/ (terminando com palavras clássicas de dois dos maiores gênios da história da raça humana)


Em breve : "Huygens, Eistein e a luz!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário