sábado, 31 de julho de 2010

"We might consider the Schrödinger's cat..."


É fácil fazer lógicas simples. Podemos dizer que algo é escuro porque não é claro, que algo é certo porque não é errado... todo mundo faz isso quando não temos argumentos. Se algo está vivo, é porque não está morto. Bem, eis que surge um paradoxo : e se considerarmos o gato de Schrödinger???

Erwin Schrödinger foi um físico teórico (como Sheldon) austríaco, famoso por suas contribuições à Mecânica Quântica, especialmente pela Equação de Schrödinger que lhe rendeu o Nobel de Física em 1933. E o que ele fez com seu pobre gatinho?

Shrödinger não fez nada com seu gatinho, afinal, o experimento conhecido como "O gato de Schrödinger" é apenas um experimento mental, que se constitui em um paradoxo. Entendamos o porque... Sheldon explica (último epsódio da primeira temporada): "Em 1935, Erwin Shrödinger, ao tentar explicar a interpretação de Copenhague da Física Quântica, ele propôs um experimento em que um gato é colocado em uma caixa com um recipiente fechado de veneno que se quebraria em um momento aleatório. Já que ninguém sabe quando o veneno será liberado, até que a caixa seja aberta o gato pode ser considerado tanto vivo, quanto morto."

E agora?? Como algo pode estar vivo e morto?? Quando seu professor disser que sua resposta na prova de física está errada, tente provar que ela pode estar certa também e o prove que isso é possível com o animal de estimação de Shrödinger! Você pode até não levar o ponto, mas ele vai ficar muito satisfeito... e claro, nunca tente fazer isso com seu gatinho, vai que você abre a caixa e vê um zumbi gato!

Bazinga! o/


Em breve: "Newton e a maçã!"


2 comentários:

  1. Interessante... mas lembre-se q isso é um experimento quantico e nao se aplica a fisica classica...

    ResponderExcluir